Aprenda como criar panfletos e fôlderes facilmente

Por Hudson Almeida

Comunicação é fundamental para qualquer negócio, seja pequeno ou seja grande. E uma das formas mais tradicionais de divulgar sua empresa ou serviço são os bons e velhos folhetos de propaganda. Se tiver intimidade com programas de criação gráfica, além de talento e criatividade, você mesmo pode criar suas peças de comunicação. Mas, cá entre nós, isso não é a coisa mais comum de acontecer, e geralmente precisamos mesmo recorrer a um designer.

Mesmo assim, as coisas podem não ser tão simples. Em primeiro lugar, um trabalho bem-feito pode não sair barato, você pode ter dificuldades de encontrar um profissional perto de você e, caso encontre, ainda existe a chance de não ficar satisfeito com a qualidade do trabalho.

Para tentar driblar esses percalços e facilitar sua vida, vamos apresentar o MyBrochureMaker, serviço que permite que você mesmo crie panfletos de qualidade e rapidamente, ainda que nunca tenha usado programas de criação!

Nível de dificuldade
Fácil

Tempo gasto
20 minutos

Compatível
Windows 7, Vista e XP

Passo a passo

Crie seu folheto

1 Visite a página

Para começar, acesse o endereço www.mybrochuremaker.com. Na home page que se abre, clique sobre o botão Start. O site está em inglês, mas não é complicado localizar-se nas páginas. Se quiser saber mais sobre o serviço antes de criar sua conta, clique em Take a Tour.

2 Veja os modelos

Ainda na home page, existe a opção See samples. Clique sobre o botão para ser levado a uma página contendo algumas amostras de impressos em oito categorias diferentes. São poucas opções, mas dá para ter uma ideia do serviço oferecido pelo site. Volte à home e clique em START para continuar.

3 Escolha um plano

Agora, você deve fazer um cadastro para usar o serviço. Existem duas opções de assinaturas pagas – mensal e anual – e duas gratuitas, para uso educacional ou pessoal. Na opção Free Use, você não paga nada para criar os modelos, mas paga uma taxa para poder imprimir suas criações em casa.

4 Faça seu cadastro

Após escolher um dos planos de uso disponíveis – para dar sequên­cia a nosso tutorial, selecionamos a opção Free Use –, chegou a hora de cadastrar seus dados. Preencha seu email e confirme; depois, faça o mesmo para sua senha. Selecione I agree to the Terms and Conditions and Privacy statements e, a seguir, clique em NEXT.

5 Inicie a criação

Na página Welcome to mybrochure maker clique sobre o botão NEW e, na próxima tela, digite o nome de seu projeto no campo New Project e clique em CREATE NEW. Um lembrete avisa que não é possível trabalhar com imagens em GIF. Portanto, verifique se as imagens que você pretende usar em seu panfleto estejam em JPG, por exemplo.

6 Escolha o formato

Aqui, você pode selecionar qual será a estrutura de seu folheto. São quatro opções disponíveis. Para saber com mais exatidão qual o formato e características de cada modelo, basta clicar em See Details para carregar uma caixa contendo as especificações de cada um. Clique em MAKE para continuar.

7 Personalizando

Na próxima tela, você deve escolher o tema do seu folheto e em seguida, começar a editá-lo. Ao clicar em cada área do folheto, você pode editar o texto na caixa à direita, selecionando o tipo de fonte e o seu tamanho. Clicando sobre as fotos, surgem as opções para alterar seu tamanho, apagar ou carregar suas próprias imagens.

8 Pronto!

Após executar todas as alterações que desejar, você pode salvar seu projeto em SAVE ou clicar em PRINT para imprimir. É necessário pagar a taxa cobrada pelo site para imprimir seu folheto em casa, mas você passa a ter também acesso a um arquivo PDF de sua criação, que pode ser baixado e levado para qualquer gráfica rápida de sua preferência para ser impresso.

Relacionados:

Comentários